quarta-feira, 8 de abril de 2015

CTA participa de livro lançado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)

O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou a coletânea sobre estudos rurais e gênero, “Mulheres e Agroecologia”, no último 24 de março. A obra divulga os trabalhos premiados na 4ª edição do concurso Margarida Alves e reforça o protagonismo das mulheres na defesa de uma vida justa e saudável no campo, em três categorias: Ensaio Inédito, Relatos de Experiências e Memórias.
http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_19/Colet%C3%A2nea%20sobre%20Estudos%20Rurais%20e%20Gen%C3%AAro%20WEB.pdf
O Centro de Tecnologias Alternativas na Zona da Mata (CTA) recebeu menção honrosa na categoria Memórias e teve outros oito trabalhos publicados por organizações com quem executa, em parceira, o projeto “Mulheres e Agroecologia em Rede”. Iniciativa que visa contribuir para a autonomia técnica, política e econômica das mulheres rurais, a partir da qualificação dos seus processos organizativos.
 O então Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, durante a cerimônia de premiação, afirmou que a agroecologia é “uma produção mais próxima à natureza e, portanto, uma produção mais próxima da vida”. Segundo o ministro, as mulheres “dialogam mais e melhor com essa agenda e os trabalhos premiados afirmam a luta pela igualdade de direitos na sociedade brasileira”.
 Há 27 anos presente na Zona da Mata de Minas Gerais, o CTA busca promover a agroecologia como ciência, prática e movimento e possui trabalhos específicos com agricultoras e grupos produtivos de mulheres.  A ONG atua no processo de superação de desigualdades de gênero e melhoria das condições de vida,  por meio do maior acesso das mulheres às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, da qualificação da produção agroecológica e da organização econômica de mulheres.
Os interessados em acessar o livro “Mulheres e Agroecologia” podem fazer o download gratuito na página do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD).

2 comentários:

  1. Parabéns pela página.

    Se puder visite o Plenitude, blog reiniciado por um professor aposentado por laudo médico.

    Desejo muita alegria em sua jornada.

    Cláudio.

    www.verevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela página.

    Se puder visite o Plenitude, blog reiniciado por um professor aposentado por laudo médico.

    Desejo muita alegria em sua jornada.

    Cláudio.

    www.verevida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir