sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ervanário São Francisco é visitado durante o PFG



Na última segunda-feira (13/04), 25 mulheres conheceram o Ervanário São Francisco, em Sabará, na região Metropolitana de Belo Horizonte. A atividade fez parte do Programa de Formação em Gestão de Empreendimentos (PFG) da região Sudeste, que tem como objetivo qualificar as iniciativas populares e econômicas de mulheres.


O intercâmbio é uma metodologia que auxilia a reflexão, a partir da prática dos grupos produtivos, e facilita a troca de experiências entre as mulheres. Na unidade produtiva da dona Tantinha, foi possível conhecer como se originou o ervanário, a dinâmica de funcionamento do local e também um pouco da história da família dela. Tantinha explicou que recebeu da avó os conhecimentos acerca plantio de ervas medicinais, mas só começou a exercer a atividade depois que o filho dela sofreu sérias crises de bronquite.
Com a ajuda de um frei da comunidade, foi feito um curso de fitoterápicos e uma mobilização local de recuperação da área onde hoje é o ervanário. O grupo dispersou, mas “acreditando que o conhecimento não tem donos, tem herdeiros” a agricultora e o marido continuaram o empreendimento social na cidade. Hoje eles se dedicam ao trabalho de resgate de práticas alternativas de saúde. Oferecem palestras e cursos, ao público em geral, e comercializam produtos naturais (xaropes, shampoos, cremes e tinturas). Além disso, lutam pelo reconhecimento dos conhecimentos da medicina populares, junto à Articulação Pacari e contribuíram na elaboração do livro “Farmacopeia Popular”, que contém protocolos de raizeiros para manejo e manipulação segura dos fitoterápicos.
Ierenilda Ferreira, agricultora agroecológica no Espírito Santo, avalia que a troca de saberes no intercâmbio foi muito importante para as participantes. “Precisamos sempre buscar novos conhecimentos para melhorar e ampliar as nossas alternativas e horizontes de produção. Tivemos oportunidade de ver no dia-a-dia, soluções que podemos implantar na realidade do nosso grupo e também conversar sobre as dificuldades que compartilhamos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário