sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mulheres da região Sudeste finalizam primeiro módulo do PFG

  


Entre 11 e 15/04, 25 mulheres participaram do primeiro módulo do Programa de Formação em Gestão de Empreendimentos (PFG) da região Sudeste. A formação aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte, e contou com a presença de representantes de grupos produtivos do Espírito Santo, extremo sul da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 
Gestão democrática, comercialização e viabilidade econômica dos empreendimentos foram os principais eixos de formação. O curso é autogestionado e, desde o primeiro dia, as participantes foram divididas em equipes para trabalharem elementos presentes no cotidiano dos grupos produtivos. Elas influenciaram ativamente a dinâmica da formação, a partir das equipes de coordenação, registro, avaliação processual, infraestrutura e outras linguagens (dinâmicas de tradução do conhecimento de forma mais lúdica).
Um dos destaques do PFG foi o “passo-a-passo da produção”. Valorizando os conhecimentos e sugestões trazidos pelo grupo, os conceitos e cálculos matemáticos foram explicados e aplicados tendo como referência a produção da conserva de pepino. Também fizeram parte da programação visita de intercâmbio, atividades culturais e de lazer e também de participação política.
Para Selma Barbosa, moradora da comunidade do Córrego do Mutum, no município de Itanhém (BA), o curso foi motivador para enfrentar as dificuldades na produção. “Com esse curso percebemos possibilidades de nos desenvolver e crescer mais e, com certeza, vamos levar essa capacitação para nossa comunidade”, pontua Selma.
Rosana Lobato, técnica da  Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (CAPINA), avalia que o tema da viabilidade econômica foi uma novidade para o grupo, o que confirma a necessidade de fortalecer os empreendimentos da economia dos setores populares. “Como na maioria dos casos, as participantes do PFG contabilizam matéria-prima e trabalho, mas desprezam custos relativos à manutenção da atividade econômica. Os cinco dias foram extremamente produtivos e as diferentes atividades proporcionaram a integração das ações e o fortalecimento dos grupos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário