sexta-feira, 17 de abril de 2015

Representantes da Zona da Mata e Leste de Minas partem para IV Marcha Mundial de Muleres

Com destino a IV Ação da Marcha Mundial das Mulheres e V Marcha do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas em Varzelândia-MG, de 16 a 19 de abril, uma caravana com 36 mulheres saiu de Viçosa na noite de ontem. Agricultoras dos municípios de Acaiaca, Divino, Orizânia, Paula Cândido, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Simonésia e Viçosa representarão a Zona da Mata e o Leste de Minas no norte do estado.

Outros movimentos de Viçosa e região, como o de estudantes do Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres da UFV, o Coletivo de Mulheres de Viçosa, o Núcleo de Estudo Interdisciplinar de Estudo de Gênero, a Casa das Mulheres, a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o Coletivo de Mulheres da UFV e a Assessoria Jurídica Universitária Popular marcarão presença no evento.

Com o objetivo de fomentar a participação e a formação política das mulheres, a Marcha permitirá, segundo Juliana Depra, membra do Coletivo de Mulheres de Viçosa, a defesa de outras bandeiras. “Denunciaremos o modelo de mineração vigente e a influência dele sobre a mulher, até porque temos um histórico de falta d’água e de enfrentamento a implantação de mineroduto aqui em Viçosa. Vamos incentivar a auto-organização das mulheres unindo as forças do campo e da cidade”, diz a líder da caravana.

Para a agricultora Maria de Lourdes Mateus, atendida pelo Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede do Centro de Tecnologias Alternativas, a viagem “tem tudo para trazer coisas boas e novas para o movimento de mulheres”. Ela, que está em todos os atos e viagens organizados pelo projeto, leva a filha para também marchar e relata que é uma alegria participar das lutas: “A casa e o marido esperam. Só não pode deixar a oportunidade passar”, acrescenta, sorrindo.

Antes de chegar à Varzelândia, está programado um Ato pelas ruas do centro de Montes Claros das 10h ao meio-dia de hoje.  Logo após, a caravana segue viagem rumo ao local da Ação da V Marcha Mundial das Mulheres para se unir com as 4000 mil mulheres esperadas pela organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário