sexta-feira, 31 de julho de 2015

Viabilidade das iniciativas protagonizadas por mulheres é trabalhada no PFG Nordeste


Sobreviver ao longo do tempo gerando renda é um dos desafios enfrentados pelos grupos produtivos de mulheres. Para alcançar esta meta as beneficiárias do “Mulheres e Agroecologia em Rede” estão contando com a contribuição do Programa de Formação em Gestão (PFG), que está sendo executado em quatro regiões do Brasil. Na última semana, o PFG teve realização em Recife e englobou 30 integrantes de oito estados do Nordeste.
O curso é dividido em dois módulos de cinco dias e tem como temas viabilidade econômica, gestão democrática e comercialização. Neste primeiro módulo, Terezinha Pimenta, técnica da ONG Capina e uma das formadoras do PFG, avalia que o interesse de todas as participantes foi fundamental para que o curso transcorresse de forma intensa, abordando as principais preocupações vividas pelos grupos.
O beneficiamento da polpa de umbu feito pelo grupo “Mulheres Filhas da Terra” foi escolhido para o passo a passo da produção e, à medida que as paraibanas explicavam o processo adotado pelo empreendimento, foram introduzidos conceitos e cálculos de custo fixo, custo variável, margem de contribuição, investimento e depreciação.  
Para Maria Betânia Buriti Alves, da comunidade de Canoa de Dentro em Pedra Lavrada (PB), o PFG veio mostrar a necessidade de um maior planejamento das agricultoras. “Precisamos tirar como meta fazer a viabilidade de todos os produtos que beneficiamos do umbu, como doces, geleia, compotas, mousse, cocadas, suco a vapor, em um período mais curto, para melhorarmos a gestão e a comercialização e nos aperfeiçoarmos dentro das exigências da vigilância, que são muitas”.

Para complementar a formação prática, foi feito intercâmbio a uma unidade de beneficiamento de polpas e entreposto de mel acompanhada pelo Centro Sabiá de Desenvolvimento Agroecológico, na comunidade Rio Formoso (PE). Na oportunidade, foram conhecidas as instalações e a organização produtiva, com o auxílio dos jovens agricultores Franceli Gomes da Silva e Gideão Patrício Silva Barros que guiaram e responderam as curiosidades e dúvidas das visitantes.
A programação do PFG foi composta ainda por um passeio ao centro de Recife, feira de produtos agroecológicos, noite cultural e diversas dinâmicas e metodologias participativas, que tornaram o curso um espaço de interação e fortalecimento da rede nordeste, com a troca de experiências entre as mais de 20 iniciativas populares representadas.

Apolônia Gomes, da Rede Pajeú e articuladora do “Mulheres e Agroecologia” no Nordeste, ressalta a importância do projeto para a região. “O PFG vem contribuir no gerenciamento dos grupos, trazendo com clareza a possibilidade de viabilização econômica dos empreendimentos. Vamos continuar trabalhando com outras mulheres, fazendo a multiplicação nos grupos, para que elas cresçam economicamente, alcancem autonomia de gestão, enxerguem novos horizontes e caminhem de fato”, pontua.

Acesse a galeria de fotos do curso e ouça também a entrevista da Rádio Pioneira de Teresina, sobre o PFG: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário