sexta-feira, 10 de julho de 2015

Caderneta Agroecológica é tema de Instalação Artístico Pedagógica da VII Troca de Saberes

Nesta sexta-feira (10/07), se inicia a VII Troca de Saberes no Gramado Escola da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Durante o evento, que será realizado até o dia 14, serão oferecidas Instalações Artístico Pedagógicas. Esta metodologia favorece a troca dos conhecimentos populares, trazidos pelos agricultores familiares, e dos conhecimentos científicos, produzidos pelos pesquisadores facilitadores das instalações. A agrônoma Nina Abigail explica que as instalações são repletas de elementos que suscitam reflexões sobre o tema trabalhado.

Um destes temas será a Caderneta Agroecológica. Esta caderneta foi elaborada pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), e é um instrumento para monitorar a renda monetária e não monetária gerada pelas mulheres rurais. Um dos objetivos da caderneta é reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas agricultoras e dar visibilidade à contribuição delas para a manutenção das unidades produtivas.

Foram impressas e distribuídas mil Cadernetas Agroecológicas para as beneficiárias do projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, financiado pela União Europeia, que está sendo executado nas cinco regiões do Brasil, em parceria com movimentos e organizações agroecológicas e feministas. Na Zona da Mata e Leste de Minas, tem sido feito um acompanhamento técnico para monitorar o trabalho de 64 agricultoras em 11 diferentes municípios.

Está sendo realizada uma sistematização dos dados coletados pela equipe técnica e com os resultados será possível incidir na criação e aprimoramento de políticas públicas voltadas para este público, as agricultoras familiares. A Caderneta Agroecológica e alguns dos resultados serão apresentados no espaço da instalação.

Não deixe de participar da Troca de Saberes 2015! A Instalação Artístico Pedagógica sobre a caderneta Agroecológica vai acontecer neste sábado (11) as 14h na sala 103 do Pavilhão de Aulas II (PVB) na Universidade Federal de Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário