sexta-feira, 29 de maio de 2015

Oficinas de multiplicação geram novos grupos de mulheres na Bahia

            No último ano, mais de 500 mulheres foram beneficiadas com oficinas de multiplicação do Programa de Formação Feminismo e Agroecologia (PFFA), nas redes regionais atendidas pelo projeto “Mulheres e Agroecologia em Rede”. Um dos impactos positivos deste trabalho tem sido o fortalecimento da auto-organização feminina. No extremo sul da Bahia, dois novos grupos de mulheres foram formados. 


A técnica da ONG Terra Viva e articuladora de mulheres, Moane Vieira de Sousa, conta que as oficinas de multiplicação incentivaram a criação de grupos auto- organizados. Surgiu um grupo de mulheres no povoado de Nova Alegria, que trabalha principalmente a questão da autoestima e da participação, e outro na comunidade do Córrego do Jacaré, com ênfase na questão produtiva. A partir dos coletivos, as agricultoras estão beneficiando alimentos regionais e acessando mercados.
As oficinas de multiplicação são uma das ações que têm possibilitado ampliar a participação das mulheres e se revelado como um importante espaço de exercício de liderança das agricultoras, uma vez que são elas próprias que conduzem as atividades. Nestas oficinas as multiplicadoras tiveram como material de apoio o informativo Maria Vem com as Outras, com conteúdo específico de cada módulo do PFFA.
Os temas “Feminismo e Agroecologia como Projeto de Sociedade”, “Participação e Auto-organização das Mulheres” e “Economia Solidária, Economia Feminista e Políticas Públicas” foram trabalhados nas comunidades. Assuntos específicos, levantados a partir das demandas locais, também foram discutidos, tais como: violências contra a mulher, organização produtiva e práticas agroecológicas para produção.
Confira o relato da técnica da ONG Terra Viva, Moane Vieira de Sousa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário