quinta-feira, 28 de maio de 2015

Oficina de Cosmética Natural acontece em Espera Feliz


Um grupo de mulheres da comunidade de Fátima, município de Espera feliz, participou de uma oficina de Cosmética Natural no último 15 de maio. Durante toda uma tarde de atividades foi socializada a importância da valorização e opção pelos produtos naturais.

 “A chave do nosso trabalho é a preocupação com a saúde do planeta, da nossa família e a permacultura, uma cultura permanente que ensina a respeitar o ambiente e aproveitar os recursos que você tem ali. No lugar de buscar externamente, incentivamos as agricultoras a produzir suas coisas e ter autonomia, plantar tudo o que você come, fazer tudo o que você usa. Na verdade tudo é difícil, mas tentar buscar o máximo de autonomia é o caminho que apontamos”, explica a instrutora da oficina e bióloga do grupo Saúde Integral e Permacultura (Sauipe), Ludmilla Zaiden.

Posteriormente, as agricultoras acompanharam, passo-a-passo, a confecção de produtos como desodorantes e sabonetes. Uma das participantes da oficina, a agricultora Solange Borges Peron, se surpreendeu com a simplicidade do conhecimento trazido pelo curso e com a qualidade do produto final.

“Foi ótimo aprender a utilizar coisas simples que a gente nem sabia que dava pra virar produtos pra passar no corpo. E se nós já nos alimentamos com produtos naturais, porque não usar o que é natural na pele também! Eu estou usando o sabonete e meu marido adorou o desodorante. Nem vamos precisar comprar mais essas coisas no mercado”, conta Solange, empolgada.


O sucesso da oficina foi tão grande que outras pessoas da comunidade estão interessadas em comprar os produtos e até em aprender a confeccioná-los. “Eu vejo que isso pode gerar uma renda extra para minha família. Amamos os sabonetes e desodorantes e vamos passar essa aprendizagem agora para outras companheiras, porque gostamos demais e está todo mundo interessado em aprender”, complementou a agricultora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário