segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mulheres rurais trocam conhecimentos sobre auto-organização

            Na última quarta-feira (29/04), cerca 20 mulheres rurais se reuniram na comunidade Capim Roxo, em Caparaó (MG), para conversarem sobre a criação de um grupo local. Agricultoras familiares de Espera Feliz, Ervália e Divino, que são lideranças mobilizadoras de mulheres, deram sua contribuição contando quais os processos necessários e quais os benefícios da auto-organização feminina.


       Armezinda da Silva Firmino, coordenadora do grupo produtivo Raízes da Terra, chamou atenção para a necessidade de empoderar as mulheres e solidificar valores que promovam a unidade do coletivo e respeitem a individualidade das envolvidas.  "O empoderamento é o que tem dentro da gente e que precisa vir para fora. Quando isso começa a acontecer, a gente vê que não é menos que ninguém e nem mais. A gente começa saber que é capaz, que tem poder de realizar. A gente descobre que pode buscar melhorias e trabalho para nossa família e para a comunidade".
           Ziula Fernandes de Lima relata que, apesar de Capim Roxo ser grande e possuir muitas mulheres, não há organização das moradoras e nem oportunidades de atividades para-além das domésticas. "Às vezes, a gente fica só na beirada de fogão, então a expectativa é muito grande de a gente trabalhar outras coisas, não só visando lucro, mas também aprender. Com o grupo formado, podemos repassar os conhecimentos que temos e desenvolver novos trabalhos. Isso vai levantar a autoestima da gente", avalia Ziula.
            Além da roda de conversa, na qual foram compartilhadas as demandas locais e a experiência dos grupos já articulados, houve um momento de esclarecimento de dúvidas e de distribuição de materiais informativos. Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata(CTA) e pelo Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas Gerais (MMZML) também foram apresentados.

            Acontecerá, em maio, uma reunião para a definição da comissão responsável pela coordenação e gestão do grupo, bem como uma oficina técnica sobre a produção de sabonete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário