quarta-feira, 3 de junho de 2015

Técnica do CTA participa de reunião do Comitê Internacional de Planejamento para a Soberania Alimentar na Itália

A coordenadora do projeto Mulheres e Agroecologia em Rede e técnica do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata, Beth Cardoso, participa em Milão (Itália), de uma reunião do Comité Directivo Nyeleni Agroecología. Coletivo que integra o Grupo de Trabalho de Agroecologia do Comitê Internacional de Planejamento para a Soberania Alimentar (CIP).
O CIP é uma plataforma da sociedade civil que reúne mais de 800 movimentos sociais e ONGs e 300 milhões de pequenos produtores, de todo o mundo, que atuam na defesa do poder de decisão dos povos em produzir e consumir alimentos saudáveis em seus territórios. Além da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), representada por Beth Cardoso, da Via Campesina e do Movimento Agroecológico da América Latina e do Caribe (MAELA), a reunião conta com a presença de organizações dos continentes asiático, africano e europeu.

Beth Cardoso explica que um dos objetivos do encontro é “construir um documento, pautando o que é a Agroecologia para os movimentos sociais, para ser socializado no Seminário Regional de Agroecologia da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que acontecerá no Brasil entre 24 e 26 de junho”. Outro propósito é eleger as prioridades de atuação deste Grupo de Trabalho que se reúne pela primeira vez em Milão. 
A coordenadora participará ainda da “Expo dei Poppoli”, fórum da sociedade civil e movimentos de agricultores que se realizará em Milão, na Fábrica de Vapor, de 3 a 5 de junho de 2015. Serão levantadas as estratégias de como enfrentar o desafio de "Alimentar o Planeta", aplicando os princípios de soberania alimentar e Justiça Ambiental.
O fórum contará com a presença de dezenas de redes internacionais, representadas por 200 pessoas dos cinco continentes, e contará com uma programação vasta com palestras e plenárias abertas ao público, oficinas reservadas para os delegados e, à noite, com atividades culturais tais como concertos, teatro e performances de arte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário