domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher, Dia de Luta!

  No início do século XX, enquanto o mundo se via próximo à sua Primeira Guerra Mundial, um grupo de mulheres se reuniu a fim de protestar contra as más condições de trabalho nas fábricas e a desigualdade de salários entre gêneros. Essa ação ocorreu em 1917, há quase 100 anos. Alguns dizem que por causa desta marcha organizada pelas trabalhadoras, a Revolução Russa (que marca o início do Socialismo e a futura criação da União Soviética) teve seu início. Não foi a primeira vez que mulheres se organizaram ao redor do mundo para reivindicarem pelos seus direitos e pela igualdade de gênero. Há registros de ações semelhantes a esta nos Estados Unidos, na França, na Suécia e ao redor da Europa.

  A luta pela igualdade de gênero e pela valorização justa da mulher na sociedade sempre esteve presente nos movimentos sociais, sindicatos e organizações pelos direitos igualitários. Mas toda essa luta não teve representantes só nas cidades. As mulheres rurais também deixaram sua marca na história e continuam buscando a igualdade de direitos entre gêneros até os dias atuais.  Em 1980 o Brasil teve um crescente no número de organizações de mulheres rurais. Em 1995 foi criada a Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, uma junção das representantes de vários grupos como Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, MAB (Movimentos dos Atingidos por Barreiras), MST (Movimento dos Sem Terra), entre outros. Em 2003 o movimento se consolidou com o nome de Movimento de Mulheres Camponesas.

  
A luta das mulheres camponesas, das mulheres  trabalhadoras tem extrema importância para todos nós. Hoje, podemos votar, trabalhar no emprego que desejamos, podemos ter voz. Mas há muito a ser conquistado, muitas lutas ainda terão de ser travadas. A comemoração do Dia Internacional da Mulher, se apresenta, além de tudo, como um lembrete para nós, mulheres ao redor do mundo. Não podemos nos esquecer da nossa força, dos nossos direitos e de todas as irmãs que ainda são subjugadas,  sofrem preconceitos, violências e são desvalorizadas em casa, no trabalho, no campo, na cidade pelo simples fato de serem mulheres.
  Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, 42% das mulheres rurais são responsáveis pela contribuição monetária em suas casas.  Levando em consideração os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 49% dos trabalhadores rurais de todo os país são do sexo feminino.  No Brasil, no período de 30 anos, a população economicamente ativa (responsável por movimentar a economia nacional), teve um aumento na participação feminina de 29% para 40%.
  Muito tem sido feito para que as mulheres sejam valorizadas devidamente e encontrem seus espaços no mercado de trabalho; mas ainda assim, a luta deve ser contínua e firme, para que mais e mais pessoas percebam que uma sociedade igualitária é a chave para o crescimento do mundo. Parabéns, mãe, trabalhadora, estudante, militante, parabéns mulher!




Nenhum comentário:

Postar um comentário