sábado, 3 de outubro de 2015

Movimento de Mulheres se reúne em Caparaó

A beleza da primavera, impressa no jardim da dona Aparecida Ferreira da Silva e do seu Francisco Júlio da Silva (mais conhecido como ‘seu Chiquinho’), acolheu as representantes do Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas (MMZML) que se reuniram em Caparaó, nos dias 29 e 30/09. Além de discutir e encaminhar pautas importantes para o fortalecimento da articulação, que hoje abrange 15 municípios, as agricultoras desfrutaram as riquezas da prática agroecológica local, bem com conheceram um pouco a história dos anfitriões, casados há 32 anos e com quatro filhos.
Na programação do encontro, ganharam espaço a socialização das atividades em andamento nos municípios, a avaliação do Movimento e o planejamento das ações a serem executadas. Também foram discutidos os desafios vivenciados nos grupos de mulheres, perante a conjuntura política, e a organização dos trabalhos, que está em curso, a partir estruturação das unidades produtivas, do monitoramento e da capacitação dos grupos atendidos pelo Centro de Tecnologias Alternativas (CTA).
Para a agricultora familiar e articuladora do MMZML, Sônia Aparecida de Sousa, que recentemente deu à luz ao seu terceiro filho, o encontro veio fortalecer o compromisso com o coletivo. “Muitas vezes as mulheres falam que é difícil sair com menino pequeno e eu estou vivenciando isso. Eu cogitei até não voltar, a ficar mais em casa. Por outro lado, não podia me acomodar nesse momento. Tenho o maior orgulho de ter criado meus dois filhos de uma maneira diferente e o Matheus já vai começar ainda mais novo a participar”, conta Sônia.
“É um desafio novo. A maternidade mexe muito com a gente, é uma força que vem de dentro. Eu tenho o compromisso de permanecer para ajudar outras mulheres que estão na mesma situação a terem persistência de participar”, Sônia Aparecida de Sousa.

Dona Aparecida diz ter sido “um prazer imenso receber as mulheres” e destaca a importância da exibição do documentário “As sementes”, dirigido por Beto Novaes. “Muitas coisas que, às vezes, ficam presas dentro da gente, o filme mostrou. A gente tem como expandir muito mais do que a gente é... A gente tem muito a viver”. Já o seu Chiquinho, que também é presidente do Sintraf de Caparaó, ensinou, com solicitude, a fazer receita de sabão líquido e chá de ‘Paratudo’. Como ele diz: “se a gente não partilhar o que sabe, não tem sentido saber. No dia que morrer, não deixou nada para ninguém da experiência do que fez”.

O encontro foi encerrado com passos concretos a serem dados no fortalecimento e ampliação da articulação regional, com a construção de seminários e encontros junto às agricultoras e aos parceiros do Movimento. As participantes saíram reanimadas pela certeza de que a chuva, há tempos esperada e que caiu, veio germinar as sementes de vida e de luta que elas têm lançado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário