quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Lançamento de livro e filme sobre mulheres e agroecologia acontece durante Assembleia do CTA



Na noite da última quinta-feira (22), foram apresentados ao público da Zona da Mata mineira o livro "Mulheres e Agroecologia, transformando o campo, as florestas e as pessoas", de Emma Siliprandi, e o documentário "As Sementes" dirigido por Beto Novaes. A atividade, realizada na Universidade Federal de Viçosa, fez parte da programação da Assembleia Geral do Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) e contou com a presença de agricultores sócios, colaboradores e técnicos da ONG, além de representantes do poder público local e estadual e membros da comunidade estudantil e viçosense .
As obras retratam o protagonismo das mulheres na construção da agroecologia e se desdobraram da tese de doutorado de Emma Siliprandi, defendida em 2009. Os estudos deram voz às agricultoras lideranças do movimento no Brasil afora, dentre elas a Efigênia Tereza Marco, a “Fifi” de Acaiaca-MG, que é atendida pelo CTA. Fifi conta que ficou muito feliz, pois é um reconhecimento não só do trabalho dela, mas “da agroecologia e da luta que as mulheres travam. A gente não está na roça como quem está sofrendo, pelo contrário, nós temos nossos desafios, mas estamos felizes no que fazemos”.
Beth Cardoso, técnica do CTA e coordenadora do GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia, diz ter se emocionado ao escutar as perspectivas positivas do movimento serem ressaltadas pelas agricultoras, já que no filme sobressaem o enorme potencial de superação e o protagonismo das entrevistadas. “Para falarem daquela forma no vídeo e serem lideranças, cada uma dessas mulheres passou por muita coisa na vida e precisou romper as barreiras do espaço privado. Vê-las falando da construção do projeto de agroecologia, do valor do trabalho e da produção, da felicidade que sentem com o que fazem, faz o vídeo bem especial”.
Além deste espaço de divulgação, outras iniciativas de ampliação dos debates acerca da participação feminina no campo agroecológico estão sendo criadas, inclusive nas escolas. Fifi relata que o livro e o filme foram solicitados por  alguns professores da rede pública de Acaiaca e que está sendo agendada uma visita a unidade produtiva da família para que os estudantes conheçam, na prática, a realidade lá vivenciada. Iniciativas para que mais e mais pessoas descubram e se deixem transformar pela agroecologia e pelo feminismo. 
Fotos: Isaac Barbosa e Rodrigo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário