segunda-feira, 21 de setembro de 2015

I Módulo do PFG Sul acontece em Santa Catarina



     Entre os dias 10 e 14 de setembro ocorreu o I Programa de Formação em Gestão de Empreendimentos (PFG) do Sul, em Chapecó – SC. O evento realizou-se no Centro de Formação Maria Rosa e contou com a participação de 23 agricultoras representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

     O PFG é dividido em dois módulos, de cinco dias cada, e busca a autonomia econômica das mulheres, a partir da qualificação dos grupos produtivos aos quais elas pertencem. Dois formadores da Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (CAPINA), Terezinha Pimenta e Robson Patrocínio, facilitaram as atividades do curso.

     Durante os dias de formação, os temas de viabilidade econômica e gestão democrática são apresentados de acordo com a prática dos grupos e com a participação ativa das agricultoras na condução do PFG. O curso tem uma dinâmica de divisão em grupos (Infraestrutura, Coordenação, Registro, Outras Linguagens e Avaliação) que são as dimensões encontradas nos trabalhos organizacionais.

     Segundo Terezinha Pimenta, técnica da Capina e uma das formadoras do PFG, a autogestão se mostrou “uma escolha metodológica apropriada, estimulando a participação ativa das mulheres na condução do Curso”. As agricultoras destacaram a forma simples como os conteúdos foram tratados e a possibilidade de apropriação dos temas, a partir da prática concreta delas.

     Terezinha Pimenta avalia ainda que as agricultoras saíram do primeiro módulo desafiadas a realizarem o estudo de campo, em cada uma das iniciativas econômicas representadas, mas já com orientações firmes sobre as mudanças necessárias a serem experimentadas junto às companheiras que não puderam estar presentes.

      O segundo módulo do curso acontecerá em Chapecó no mês de novembro. O PFG é uma das ações do Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, uma parceria entre o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), a CAPINA, e as Redes de Mulheres das cinco regiões do país, com financiamento da União Européia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário