quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Rio de Janeiro foi sede do 2º módulo do PFG Sudeste




     Entre os dias 24 e 28 de agosto, foi realizado no Rio de Janeiro, o 2º módulo do Programa de Formação em Gestão de Empreendimentos (PFG) Sudeste. A formação é dividida em dois módulos de cinco dias cada e trabalha temas como viabilidade econômica, gestão democrática e comercialização. O objetivo central do curso é a autonomia econômica das mulheres, a partir da qualificação dos grupos produtivos aos quais elas pertencem.

      O PFG é uma das ações do Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, uma parceria entre o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), a Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (CAPINA), e as Redes de Mulheres das cinco regiões do país. O evento na região Sudeste, contou com a participação de 23 agricultoras representantes dos estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Neste módulo, o destaque foi o aprofundamento dos temas das  equipes de trabalho: Infraestrutura, Registro, Avaliação, Outras Linguagens e Coordenação.

     A equipe técnica da Capina estimula a intervenção ativa das integrantes ao longo do PFG. A metodologia faz com que haja reflexões, a partir da prática das mulheres, ou seja, do que e de como elas produzem. Neste segundo módulo, a leitura dos textos e os exemplos concretos, do dia-a-dia, descritos pelas participantes promoveram discussões e abriram horizontes para que outras formas de gestão sejam adotadas nas iniciativas que protagonizam.

     Terezinha Pimenta, técnica da Capina e uma das formadoras do PFG enfatiza ainda que o ponto de destaque dessa turma foi a ênfase na importância da circulação de informação dentro do grupo, que pode, entre outros efeitos, mobilizar suas participantes a um maior engajamento na atividade econômica proposta e na ação política de resistência e emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário