terça-feira, 4 de novembro de 2014

Agricultora do “Mulheres e Agroecologia em Rede” é personagem de documentário

Efigênia Tereza Marco, a “Fifi” de Acaiaca-MG, é uma das quatro agricultoras brasileiras escolhidas para um documentário que retrata como a agroecologia tem redefinido o papel da mulher na família. Efigênia foi uma das 13 agricultoras que participaram de uma tese de doutorado feita pela pesquisadora Emma Siliprandi, na Universidade Federal de Brasília (UnB).

Com o objetivo de transformar a tese em uma linguagem acessível a mais pessoas, estão sendo produzidos um livro e um documentário sobre mulheres agroecológicas, a partir de uma parceria firmada entre três universidades: a UnB, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) .

O professor da UFRJ e diretor do projeto, José Roberto Novaes, o fotógrafo Flavio Condé e o cinegrafista Cleisson Vidal fizeram as gravações durante os dias 29 e 30 de outubro e tivemos a oportunidade de acompanhar o registro da história de vida da Fifi. Segundo Beto: “o objetivo e função deste trabalho é aumentar a visibilidade das experiências positivas das lutas das mulheres, e neste processo, mostrar para a mulher que ela ganha maior vitalidade quando se encontra com a agroecologia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário