sexta-feira, 11 de abril de 2014

PROJETO MULHERES E AGROECOLOGIA EM REDE RECEBE PRÊMIO ODM MINAS E ODM BRASIL

No dia 24 de março, o Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA/ZM e financiado pela União Européia, recebeu o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de Minas Gerais (ODM-MG). O projeto recebeu a premiação por ter se destacado no objetivo “Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres”.
Realizado pela primeira vez no estado, o Prêmio ODM Minas analisou 130 projetos de Minas Gerais, selecionando 31 para a fase final;destes, 15 foram agraciados. 

Os critérios utilizados para selecionar os projetos foram os mesmos utilizados no prêmio ODM Brasil: a contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; o impacto no público atendido;o caráter inovador; a possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; a participação da comunidade; a existência de parcerias; o potencial de replicabilidade; a manutenção da qualidade nos serviços prestados, a complementaridade e/ou articulação e integração com outras politicas públicas.O concurso, além de valorizar os projetos, faz com que boas práticas sirvam de exemplo para outras regiões. 
O Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede atua promovendo o empoderamento e a autonomia de mulheres da agricultura familiar e camponesa em 15 cidades da região da Zona da Mata mineira, em parceria com o Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas; na Amazônia, em parceria com a Rede de Mulheres Empreendedoras Rurais da Amazônia; na região Nordeste do Brasil, em parceria com Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste; na região Sul do Brasil, em parceria com o Movimento de Mulheres Camponesas; e na região Sudeste do Brasil, em parceria com o GT Gênero e Agroecologia. O projeto ainda conta com as parcerias da Associação Nacional de Mulheres Camponesas - ANMC e da Cooperação a Projetos de Inspiração Alternativa - Capina. As ações de formação dessas mulheres buscam a valorização do seu trabalho cotidiano, seja para a geração de renda através da comercialização dos seus produtos, seja para o consumo das próprias famílias. O projeto também contribui para a inserção das mulheres agricultoras familiares em espaços de gestão de políticas públicas e em cargos estratégicos nos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, associações, comissões e organizações comunitárias.
Para a equipe do projeto, a premiação representa o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelo CTA-ZM, além de demonstrar que a organização é capaz de contribuir com o governo brasileiro para o alcance das Metas do Milênio.
A agricultora familiar e participante do projeto Sônia Maria Rodrigues, do município de Viçosa, destaca: “O prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho, que já vem de muito tempo. Nós que praticamos a agroecologia ficamos felizes e agora mais motivadas para continuarmos na luta, não apenas pela agroecologia, mas também pela autonomia das mulheres rurais.”
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais também organizou um debate público em Belo Horizonte com o tema “O município e os objetivos de desenvolvimento do milênio – ações locais/metas globais’’. Nesta ocasião, o CTA-ZM recebeu mais uma menção honrosa pelo trabalho realizado com as mulheres rurais. No evento a equipe do projeto teve a oportunidade de montar um estande, com materiais informativos, boletins, banners, cadernetas agroecológicas e fotografias, onde o público presente pode conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Projeto.
Além de receber o prêmio ODM Minas, o projeto Mulheres e Agroecologia em Rede também foi selecionado para receber o prêmio ODM Brasil. A cerimônia de entrega do prêmio ODM Brasil acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O Prêmio ODM Brasil recebeu 1.090 práticas inscritas, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas por um Comitê Técnico integrado por representantes do governo.
Da mesma maneira, o projeto Rede de Mulheres para a Comercialização Solidária, da Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú também foi selecionado para receber o Prêmio ODM Brasil. Essa Associação faz parte da Rede de Mulheres Produtoras do Nordeste, uma das parceiras do Projeto Mulheres e Agroecologia em Rede.
Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Prêmio é fruto de parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são desafios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos indicadores sociais, como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e o combate a AIDS.
Além do financiamento direto da União Européia, também apóiam esse projeto Action Aid Brasil, Pão Para o Mundo, Oxfam, Petrobras e Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário