quarta-feira, 9 de abril de 2014

Primeira turma de mulheres conclui Terceiro Módulo do PFFA

O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata sediou, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o terceiro módulo do Programa de Formação em Feminismo e Agroecologia (PFFA), cujo tema foi Economia Solidária, Economia Feminista e Políticas Públicas. A primeira turma do Programa, composta por mulheres das cidades de Santana de Manhuaçu e Simonésia, participou de diversas atividades de capacitação durante os três dias do evento.
O Roda Viva, uma das atividades desenvolvidas pelo projeto, promoveu um debate sobre Vigilância Sanitária e Economia Feminista e Solidária, com a participação das economistas domésticas Karina e  Vera Fialho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER- MG). Para a coordenadora do projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, Elisabeth Maria Cardoso, a atividade foi uma oportunidade de debater os temas com especialistas da área, além de permitir que as participantes criem um espaço de discussão bastante produtivo.
A produtora rural Eliane Magalhães, de Santana de Manhuaçu, considerou o Roda Viva como a chance para tirar dúvidas e colher informações que serão úteis no futuro: ‘’Temos um grupo de mulheres e queremos construir, em breve, uma padaria, e como a gente tem muita dúvida nessa questão da vigilância sanitária, o encontro foi muito importante pra nós’’.
Outra atividade bastante elogiada pelas participantes foi a visita feita ao projeto Rede Raízes da Mata. Criado com o objetivo de ampliar e consolidar a Rede Agroecológica de Prosumidores Raízes da Mata, a iniciativa busca elevar a renda dos agricultores da região, criando mecanismos para que estes possam escoar a sua produção com mais facilidade.
A integrante do projeto, Érica Monteiro, afirma que a Rede tem cumprido o seu papel uma vez que ‘’dá visibilidade aos produtos e impede que haja perda de alimentos, uma vez que o produtor fornece a quantidade pedida sabendo que ela será comercializada’’. Durante o encontro, as mulheres puderam conferir de perto a estrutura da Raízes da Mata, além de tirar dúvidas sobre suas respectivas produções.
A programação do PFFA também contou com oficinas de dramatização, de preenchimento da caderneta agroecológica, e também do mapa da propriedade, atividades que contemplaram os temas de maneira dinâmica e interativa, aliando também noções de consumo consciente, segurança alimentar e comercialização.

A Diretora do Departamento das Mulheres de Simonésia, Sônia Teodora, classifica o Programa, como uma oportunidade única de aprendizado: ‘’É uma forma de aprendizado completo, que eu posso levar também pras mulheres do meu sindicato. É uma oportunidade de a gente estar crescendo. Acumular conhecimento faz com que a gente possa pôr em prática e também levá-lo para outras pessoas’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário