terça-feira, 8 de abril de 2014

CTA recebe reunião do MMZML

O Centro de Tecnologias Alternativas recebeu, nos dias 7 e 8, a reunião do Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas. Realizada a cada dois meses, essa edição teve como objetivo discutir a organização do Movimento, contando com a participação de 30 mulheres vindas de 16 cidades da região.
A reunião promoveu a Oficina de Agroecologia, ministrada pela professora do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, Irene Maria Cardoso. Segundo a professora, o encontro foi fundamental para a construção do conhecimento agroecológico entre as mulheres: ‘’É sempre importante estar acumulando aprendizado e trocando informações com as agricultoras, também por meio de pesquisas e estudos. É dessa forma que se contribui para uma vida saudável, respeitando o meio ambiente’’.

Além da oficina, o encontro também estimulou o debate sobre questões relevantes do dia-a-dia das mulheres. A coordenadora do sindicato de Simonésia Sônia Aparecida, destacou a importância da participação de novas agricultoras, e também propôs, que os próximos encontros sejam realizados nos municípios onde as mulheres residem. Ela também destacou a necessidade de que as mulheres do MMZML ocupem espaços políticos dentro dos sindicatos, no intuito de que essas mulheres estimulem e gerenciem atividades exclusivamente voltadas ao gênero feminino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário