quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Coordenadora do Mulheres e Agroecologia em Rede se reúne com o ministro do Desenvolvimento Agrário

A coordenadora do projeto "Mulheres e Agroecologia em Rede" do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA), Beth Cardoso, participou de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, no dia 5 de fevereiro. Na oportunidade, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) entregou o relatório “Cuidar da terra, alimentar a saúde e cultivar o futuro”, elaborado coletivamente por mais de dois mil participantes de movimentos sociais do Brasil durante o III Encontro Nacional de Agroecologia.
Em uma proposta de diálogo permanente, o ministro conheceu as demandas dos movimentos sociais para o desenvolvimento da agricultura familiar e sinalizou medidas para avançar no cumprimento. Em matéria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias afirma que “a ideia é que, futuramente, façamos um fórum, com um espaço bem amplo para discussões sobre os assuntos pertinentes à agricultura familiar, estabelecendo um cronograma mínimo de ação”.
No documento apresentado a Patrus, a agroecologia é defendida como a alternativa para vários desafios que a sociedade vem enfrentando, como a superação da miséria, a concretização dos anseios da população por uma alimentação saudável, a saúde coletiva, a conservação dos bens naturais e das paisagens rurais, a preservação do patrimônio cultural, a geração de trabalho associado com distribuição de renda, as relações de igualdade entre homens e mulheres e oportunidades para jovens ao pleno exercício da cidadania política e econômica e, finalmente, o desenvolvimento de uma cultura de paz.
O relatório traz ainda as conquistas e desafios vividos pelas agricultoras e agricultores familiares, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais, responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos no país. Beth Cardoso reafirmou a necessidade de os governos estaduais e federal atuarem com políticas públicas, linhas de crédito específicas e serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltados para o público feminino: “As mulheres ainda vivem em situação de desigualdade, em especial as do campo. É preciso que todos estejam atentos a isso”. 
Mais informações podem ser conferidas na matéria produzida pela TV do Ministério de Desenvolvimento Agrário:




Nenhum comentário:

Postar um comentário