quarta-feira, 4 de junho de 2014

MULHERES DE DIOGO DE VASCONCELOS E ACAIACA ENCERRAM TERCEIRO MÓDULO DE PFFA

            Aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio, no Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), o Programa de Formação Feminismo e Agroecologia (PFFA). A turma composta por mulheres das cidades de Acaiaca e Diogo Vasconcelos encerrou as atividades do terceiro módulo do PFFA.
Cerca de trinta mulheres participaram deste último módulo, com o tema “Economia Solidária, Economia Feminista e Políticas Públicas”, as atividades procuraram destacar o potencial de produção da mulher rural e, desta forma, promover a autonomia das mesmas em suas casas e comunidades.
O programa iniciou a formação com a dinâmica “Supermercado Compre Mais”, onde simulou-se um supermercado e nele, as mulheres deveriam comprar aquilo que suas propriedades não fornecessem. Após as compras das mulheres, a nutricionista Regina Oliveira analisou todos os produtos “comprados” e destacou os efeitos dos produtos industrializados ao corpo humano.    
Dentre outras atividades, destacou-se a presença da Magnífica Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Soares. A Reitora participou da atividade “Roda Viva”, que coloca mulheres rurais e outros profissionais ligados à área para discutirem o trabalho feito e as ações a serem implementadas para a melhoria do trabalho realizado pelas agricultoras familiares.
O PFFA, encerrando as atividades, promoveu também a formatura das mulheres participantes, que receberam um portfólio com o registro da participação delas nos outros módulos do programa.
A agricultora Maria da Conceição Caetano, do município de Acaiaca, disse que conseguiu, através dos programas de formação, “consegui entender que a mulher tem valor pelo serviço que ela faz no fundo de quintal. Isso, para gente, ajuda a dar sentido e valor à vida da gente”. Em visita à Rede Raízes da Mata ela ainda falou:  “Nós, pequenos agricultores, não temos facilidade de comercializar nossos produtos. Essas iniciativas como a Rede servem como uma solução pra isso”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário