sexta-feira, 13 de junho de 2014

MOVIMENTO DE MULHERES DA ZONA DA MATA E LESTE REALIZA ENCONTRO EM ESPERA FELIZ


         Nos dias 10 e 11 de junho aconteceu em Espera Feliz, no Centro de Formação do Sindicato, o terceiro encontro do Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas, (MMZML). O encontro contou com a participação de aproximadamente 30 mulheres de 16 municípios da região.
Articulado pelo Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata(CTA-ZM) o movimento existe desde 2011 e tem o objetivo de fortalecer as mulheres do meio rural, estimulando a auto-organização no campo agroecológico e a intervenção delas nos espaços públicos e políticos,além da formulação de políticas públicas voltadas a elas.
A partir dos encontros, as mulheres participantes tem se conscientizado sobre o seu potencial produtivo, visibilizando o trabalho domestico e destacando as habilidades individuais, mas também estimulando as ações conjuntas, como a formação de grupos produtivos.
Sob a coordenação de Sônia Aparecida, que também é coordenadora do sindicato de Simonésia, as mulheres debateram diversos temas no encontro, como a participação e o papel das mulheres nas organizações sindicais.
Esse encontro do MMZML foi o primeiro evento do movimento nos municípios das mulheres participantes, já que anteriormente eles aconteciam na sede do CTA-ZM em Viçosa. A proposta é que o movimento se torne cada vez mais autônomo, participativo e que incentive e possibilite o envolvimento de outras mulheres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário