quarta-feira, 14 de maio de 2014

Turma de mulheres conclui terceiro módulo do PFFA

Entre os dias 8 e 9 de maio, o Centro de Tecnologias Alternativas sediou o terceiro módulo do Programa de Formação Feminismo e Agroecologia (PFFA). O tema trabalhado no último módulo foi: Economia Solidária, Economia Feminista e Políticas Públicas. O PFFA contou com a participação de mulheres dos municípios de Araponga, Ervália, Guidoval, Paula Cândido, Visconde do Rio Branco e Viçosa.
Na quinta-feira, as atividades começaram com a dinâmica sobre Consumo Consciente, ministrada pela nutricionista Regina Oliveira. Em um supermercado fictício, as mulheres compraram aquilo que geralmente compõe a lista mensal. Posteriormente cada item da lista foi analisado pela nutricionista. Ela debateu questões relacionadas à qualidade dos alimentos processados e a necessidade de consumi-los; indicou a leitura dos rótulos, conversou sobre a ingestão de alimentos transgênicos, seus malefícios para a saúde e etc.
O programa, através da metodologia Roda Viva, também discutiu duas políticas públicas: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A metodologia, possibilitou o diálogo entre as participantes do PFFA e três convidadas: Silvia Paoli, pró-reitora de assuntos comunitários, Vera Fialho e Karina Lopes, técnicas da Emater . Neste espaço, as mulheres puderam trocar as experiências e os desafios que estão tendo com a agricultura familiar no âmbito da venda da produção e o acesso aos mercados consumidores.
Também foi discutida a Caderneta Agroecológica, instrumento criado para o gerenciamento de toda a produção que tem como responsável a mulher. Nela, são anotadas todas as saídas, entradas, trocas e vendas do que é produzido na propriedade. Desta forma, é possível estabelecer a importância do trabalho da mulher e como a renda gerada por ele auxilia nas contas da família.
Já na sexta de tarde, as mulheres visitaram a Rede Raízes da Mata. A técnica Erica Monteiro, contou que a rede é uma forma alternativa de comercialização não convencional, ou seja, não é um mercado, não é sacolão, não é feira, mas é um sistema de encomendas onde, o comprador faz o pedido e o agricultor que produz o produto, leva o numero exato dos mesmos.

Na roda de conversa, aconteceu uma troca de experiências onde todos compartilharam as dificuldades que enfrentam na questão da venda e na comercialização dos produtos. Erica destaca que esse espaço foi bastante rico: “elas passaram boa parte das questões do dia a dia delas, da experiência de vida delas, foi bem legal”.
A artesã Maria das Graças, diz que foi muito bom participar, e que, além de ter aprendido bastante, também está passando o conhecimento dela para outras pessoas. A estudante Clarisse Silva, contou que quando chegou ao CTA, só havia ela de mais nova, mas que o aprendizado foi tão útil para ela quanto foi para as outras mulheres mais velhas. Sobre a participação no terceiro módulo, ela acrescenta: “Eu gostei da passeata que a gente fez na universidade hoje, de ter conversado com a Silvia e com as outras mulheres. É sempre bom ter experiências novas, eu acho muito interessante”.

Para encerrar o terceiro módulo do PFFA, à noite foi realizada a formatura da turma. Na cerimônia, foram entregues os portfólios às mulheres participantes do Programa. Após a entrega, a paraninfa da turma, Adeline Cunha fez uma apresentação musical.






Nenhum comentário:

Postar um comentário