terça-feira, 23 de setembro de 2014

2° Módulo do PFG termina com objetivos alcançados

                                                                                                                             Por Mateuzinho Pereira

Terminou, na tarde desta quinta-feira (18), o 2° módulo do Programa de Formação da Gestão de Empreendimentos Populares de Mulheres (PFG), promovido pelo CTA, através do projeto Mulheres e Agroecologia em Rede. O curso, que movimentou a sede da organização desde a última segunda-feira, recebeu mulheres de várias cidades da região da Zona da Mata mineira para debates variados sobre gestão de empreendimentos.


Márcia Donato é agricultora e mora em Diogo de Vasconcelos (MG). Participando pela segunda vez do curso, ela afirma que o que mais chamou a sua atenção foi o debate proposto pelo técnico do CTA, Paulo Júnior, sobre as políticas públicas do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Além disso, Márcia relatou que no seu município existe um grupo não formal de mulheres que vendem quitandas e hortaliças para os dois programas citados acima. A agricultora garante que ganhou muito conhecimento durante o programa de formação e alerta sobre uma questão levantada no curso, que faz toda diferença no balanço das contas: “Talvez a gente trabalha com um produto achando que está lucrando, mas na verdade está perdendo dinheiro. Temos que ver qual produto é esse, para tirá-lo da lista.”

A coordenadora do projeto “Mulheres e Agroecologia em Rede”, Dora Feital, afirma que o 2º módulo trouxe como conteúdo o resgate das experiências de campo que os grupos de mulheres fizeram anteriormente e a discussão de questões que são de grande importância para a organização de um grupo produtivo, como o registro, a infraestrutura, a coordenação, a avaliação e outras linguagens. Dora atesta a importância do Curso de Formação para sensibilizar, incentivar e organizar esses grupos que continuarão sendo assessorados pelo CTA para que eles se tornem fortalecidos e geradores de renda, além da felicidade que proporciona para essas mulheres: “Creio que o principal foco da formação tenha sido mesmo o fortalecimento dos grupos produtivos de mulheres”, finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário