quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Projeto avaliado pelo comitê técnico do prêmio ODM Minas

O comitê técnico do prêmio ODM Minas, representado pela Carolina Proietti Imura, visitou o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) no dia 24 de fevereiro.

Desenvolvido pelo CTA, o projeto “Mulheres e Agroecologia em Rede”, esta participando do Prêmio ODM Brasil, sendo avaliado dentro de um dos Objetivos do Milênio: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. Agora o projeto também está sendo avaliado no âmbito estadual.

A representante do prêmio acompanhou a equipe técnica do projeto em uma das atividades de campo, onde ela conversou com as mulheres participantes do projeto. A avaliadora do prêmio conheceu a caderneta agroecológica, instrumento desenvolvido pelo projeto com o objetivo de valorizar o trabalho da mulher rural, dando visibilidade a produção para o autoconsumo, além de demostrar que em muitas famílias de agricultores é a renda da mulher que sustenta a propriedade e a família.

O Prêmio ODM Minas está em sua primeira edição e analisou 130 projetos de toda a região mineira, selecionando 31 projetos para a fase final, sendo que 15 deles serão agraciados na final do Prêmio.

Os critérios utilizados para a escolha dos projetos são: a contribuição para o alcance dos ODMs; impacto no publico atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras politicas públicas.

O concurso, além de valorizar os projetos, faz com que boas práticas sirvam de exemplos para outras regiões. As cerimônias de premiação, tanto a nacional quanto a estadual, serão realizadas no primeiro semestre de 2014.











Prêmio ODM:

Vai reconhecer iniciativas de prefeituras ou de organizações como ONGs, universidades, fundações, empresas e movimentos sociais que contribuem com o cumprimento das metas do Milênio. Os ODMs são desafios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos indicadores sociais, como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e combater a AIDS. Os projetos premiados recebem certificados que confirmam a contribuição para a promoção dos ODMs. O pacto foi assinado no ano 2000 por 191 países e os objetivos devem ser alcançados até 2015.
Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Prêmio ODM é fruto de parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. O lançamento da modalidade mineira é um dos produtos pactuados no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional firmado entre o Pnud e a Seplag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário