quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Oficinas de Multiplicação

Para multiplicar os aprendizados construídos no PFFA, as oficinas de multiplicação estão acontecendo nos municípios da zona da mata e contando com a presença de muitas mulheres.

Dar continuidade aos debates sobre Feminismo e Agroecologia e abordar outros temas demandados pelas mulheres são os principais objetivos.

Os temas das oficinas foram escolhido pelas mulheres dos municípios. Em Ervália, a oficina foi sobre artesanato com palha de café, em Divino foi boas praticas e em Acaiaca foi sobre plantas medicinais.

 Junto com as oficinas, começou a mobilização para a sistematização das cadernetas Agroecologicas, que a partir de janeiro do próximo ano acompanhará de perto a produção da agricultura familiar protagonizadas pelas mulheres participantes do projeto. 

Os próximos municípios a receber as oficinas de multiplicação serão: Diogo de Vasconcelos, Santana do Manhuaçu, Espera Feliz, Simonesia, Araponga, Paula Candido, Rio Branco, Guidoval e Orizania.










segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Saúde Integral é tema do 4º Encontro do MMZML

Acontece, nos dias 5 e 6 de dezembro, o 4º Encontro do Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas, com o tema “Saúde Integral”. O evento receberá mulheres articuladas em grupos ou comissões de mulheres de 16 municípios e tem como objetivos fortalecer as comissões e articular, de forma regional, as lutas comuns das mulheres.
3º Encontro do MMZML em agosto de 2013

Priscila Ladeira, membro do projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, afirma que o tema “Saúde Integral” surgiu de um pedido das mulheres. “Na verdade todo o encontro é construído junto com elas, e já existia essa demanda para que o tema saúde fosse aprofundado”.

Na programação estão previstas uma Feira da Saúde Agroecológica com produtos trazidos pelas participantes e uma visita a Casa da Cura. 

Segundo Priscila, as atividades do encontro são uma forma “de perceber que a saúde integral envolve outros elementos, que vão além da ausência da doença, como a saúde da terra, da água, da propriedade, de forma que não agrida o meio ambiente e seja sustentável”.

O Encontro do Movimento de Mulheres da Zona da Mata e Leste de Minas é uma iniciativa do CTA, em parceria com o projeto Mulheres e Agroecologia em Rede, patrocinado pela União Europeia, e com as Comissões de Mulheres e Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais.