terça-feira, 8 de março de 2016

Documentário “Outras Marias” é lançado no dia internacional de luta das mulheres

Durante a manhã de hoje, o documentário “Outras Marias” foi lançado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A atividade fez parte do 8 de Março Unificado que desde ontem reúne cerca de 700 mulheres de 40 Centrais, Federações e Movimentos Sociais do campo e da cidade.

O documentário é uma das ações do projeto Mulheres e Agroecologia em Rede e aborda, a partir da vivência de quatro agricultoras familiares da Zona da Mata mineira, o protagonismo feminino na construção da agroecologia. Três das personagens retratadas no filme estiveram presentes e compartilharam seus sentimentos após a exibição do curta.


Solange Borges Peron, de Espera Feliz, comenta que sentiu uma emoção muito grande ao se ver no filme: “é muito maravilhoso mostrar para as companheiras de todos os lugares o meu dia a dia. Mostrar para as outras mulheres não terem vergonha de serem do campo, de fazerem o que fazem. E também que somos capazes de modificar a sociedade com os nossos trabalhos”.

Para Maria Eliete Rufino, o filme contribui no reconhecimento das atividades feitas pelas mulheres e que muitas vezes são invisibilizadas: “A gente nunca para e nota o quanto de coisa a gente faz. Quando a gente vê o filme passando, é muito interessante. A gente fica muito feliz em ver o trabalho da gente, porque ele não é diferente dos das companheiras que estão na luta”.

Já Armezinda da Silva Firmino diz que participar do filme juntamente com outras agricultoras foi uma experiência inesperada e gratificante: “quando a gente vê as companheiras é como a gente estar se vendo também. Quando a gente vê a nossa luta, percebemos que não somos uma, somos muitas e fazemos muitos tipos de trabalho”.

Estão sendo programadas exibições regionais do documentário nas cidades de Acaiaca, Divino e Espera Feliz e o filme também será disponibilizado na internet nos próximos dias.

“Outras Marias” é uma produção da Formosa Filmes. Uma iniciativa do Centro deTecnologias Alternativas da Zona da Mata, em parceria com redes de agroecologia de todo o Brasil e com financiamento da União Européia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário